02 abril 2015

Feio e ordinário: Os tanques mais bizarros e inúteis da História

É notório que quase todos os modelos de tanque possuem um formato muito familiar, sempre com esteiras para a locomoção, torre com armamento e espaço compartilhado para soldados e munições. Mas no decorrer do desenvolvimento dos tanques, protótipos foram criados para aprimorar o desempenho das máquinas de guerra e até criar novas aplicações. Diversas experimentações foram feitas e dessas tentativas muitas delas entram no hall dos "mais bizarros da história". Listamos alguns desses carros de combate que saíram do lugar comum e inovaram, sem medo do ridículo.


Russian Tsar: Também conhecido como o Netopyr '(Нетопырь) ou Lebedenko Tank (танк Лебеденко), era um veículo blindado russo incomum desenvolvido por Nikolai Lebedenko em 1914.
A principal característica era não usar esteiras, mas duas rodas raiadas da frente com cerca de 9 metros de diâmetro e uma roda traseira menor, de apenas 1,5 metros. A torre de canhão superior se erguia cerca de 8 metros de altura. O chassi tinha 12 metros de largura, com mais dois canhões nos estabilizadores. Armas adicionais também foram planejadas sob a barriga. Cada roda foi alimentada por um motor Sunbeam de 250 hp (190 kW). As enormes rodas tinham a intenção de atravessar obstáculos, no entanto, devido a erros de cálculo do peso, a roda traseira estava propensa a atolar em superfícies macias e as rodas dianteiras eram, por vezes, insuficiente para retirá-lo de atoleiros. Isso levou a um fiasco de testes em agosto de 1915, sendo abandonado no mesmo ano. O tanque permaneceu no local onde foi testado, cerca de 60 quilômetros de Moscou até 1923, quando finalmente foi desmontado para a sucata.


Progvev-T Gasdynamic:
Esta besta de 37 toneladas era formado por um chassi de T-54 e um motor a jato MiG-15 no lugar do canhão. Você provavelmente está pensando: "Para que serve este tanque?" Bom, apesar de muito estranho, ele teria uma função muito nobre, a destruição de minas terrestres. O motor a jato que lançava ondas de calor e torravam minas terrestres em uma distância segura, embora nunca realmente veio a ter esse uso e provavelmente teria um papel melhor na liberação de gelo / neve. De tão ineficaz foi retirado rapidamente de serviço.







Vickers-Carden-Loyd Utility Tractor:
A empresa britânica Carden Loyd conquistou respeito do Exercito Real Britânico por seus projetos de tankettes, pequenos veículos para transporte de tropa, sendo o mais bem sucedido o Vickers Mark VI. Antes disso,  A CL fez um protótipo de um veículo blindado individual realizado em 1934. Por ter um custo muito elevado e pouca efetividade em um campo de batalha foi desconsiderado para produção em massa.





M15A Gun Motor Carriage: Aparentemente, apenas um protótipo foi feito e que foi abandonado logo depois da guerra. A principal característica é o uso de múltiplos canhões, direcionados em vários ângulos para uma cobertura em 360º. Mas a principal característica era sua principal fraqueza: era impossível incluir uma tripulação para operação de tantos canhões e a armadura rebitada não era efetiva. Curiosamente, há rumores indicando o M15A foi projetado para ser um veículo não tripulado, destinado a operar por controle remoto via rádio!







Armored Quadricycle: Considerado o primeiro veículo de motor a explosão com armamento militar, foi desenhado para suporte de infantaria. Ele foi projetado e construído pelo inventor britânico FR Simms em 1898, colocando uma metralhadora Maxim Mark IV acima das rodas dianteiras de um quadriciclo. Colocou também um escudo para a proteção do piloto, que também operava a metralhadora. Foi descontinuado pelo próprio criador depois do mesmo ter desenhado o Motor War Car. 









Motor War Car: Seguindo a trajetória de inovação, FR Simms projetou também o que é considerado primeiro carro blindado já construído. Foi projetado em abril 1899 e entrou em produção no mesmo ano pela fábrica Vickers, Sons & Maxim. Foi projetado sob uma base de chassi Daimler Coventry, blindagem de 6 mm e um motor de quatro cilindros Cannstatt Daimler desempenhando 16 hp numa velocidade máxima de cerca de 9 quilômetros por hora. Como armamento, carregava duas metralhadoras Maxim em duas torres com 360° de alcance. Seu uso seria durante a Guerra Boer, mas o atraso durante seu desenvolvimento prejudicou a entrada no campo de batalha, sendo entregue pela Vickers somente em 1902, quando a Guerra Boer já havia acabado.  







Venezuelan Tortuga: Tortuga foi um veículo blindado projetado e construído na Venezuela, em 1934, durante o governo de Juan Vicente Gómez. A primeira aparição foi em um desfile militar na cidade de Maracay. Concebido para enviar uma mensagem clara para a Colômbia, que tinha criado várias fronteiras e incidentes políticos. Foi um blindado muito chamativo onde a forma da blindagem era semelhante a um chapéu de polícia de Londres. Muito difícil de manobrar, sistema de ventilação falho, visibilidade quase nula e uma torre com metralhadora de 7mm tornou o veículo inútil no campo de batalha.








Antonov KT: O Antonov A-40 Krylya Tanka (russo: крылья танка, que significa "asas de tanque") foi uma tentativa soviética de inserir um tanque no campo de batalha depois de ser rebocado no ar por um avião, apoiando as forças aerotransportadas ou partisans. Um protótipo foi construído e testado em 1942, mas verificou-se ser impraticável. Este veículo é às vezes chamado de A-40T ou KT rebocava um tanque T-60.








Treffas-Wagen: Empresa alemã do Bremen Hansa-Lloyd Works criou em 1917 o Treffas-Wagen, em 1917. Era basicamente um trator superpesado com um canhão central embutido em seu chassi. Suas enormes rodas pesavam quase 18 toneladas. A tripulação de 4 tripulantes espremia-se no que foi apelidado de "caixão de lata".










ISPG (Italian Self Propelled Gun): este carro de combate é um dos mais estranhos, com um enorme canhão em sua parte traseira e rodas com quase o tamanho de um homem.












German Ball Tank: Sabe-se pouco sobre este tanque alemão capturado na frente oriental (na Manchúria) em 1945 e atualmente em exposição no Museu Militar em Kubinka, na Rússia. O protótipo tem uma blindagem de 5mm, espaço para um único combatente e era movido por um motor de 2 tempos. Sem armas, tudo indica essa máquina foi usada como um veículo de reconhecimento. Especula-se que Krupp, responsável pelo projeto do Tiger I, poderia ter construído este como Reconnaissance Rollzeug (Rolling Vehicle). Assim, ele é muitas vezes referida como "Krupp Kugelpanzer", ou "Tanque Bola".





Tracked Besta: Veículo norte-americano de 1917 que tinha como objetivo principal abrir estradas em terrenos difíceis. Carregava em sua torre um canhão de 15mm. Muito lento e ineficaz, foi substituído por tratores civis ou chassis de tanques modificados para atuar no mesmo propósito.








Chrysler TV 8: Tanque experimental projetado por Chrysler na década de 1950. O tanque foi concebido para ser um carro de combate médio de propulsão nuclear capaz de atuar em terra ou em operações anfíbias. Armado com um canhão de 90 milímetros T208, tinha um dispositivo de compactação hidráulica montada na torre, com munição armazenada na torre traseira atrás de um anteparo de aço separando-se da tripulação. Também foram incluídos duas metralhadoras coaxiais de 0.30 e uma metralhadora .50 operada por controle remoto. Um circuito fechado de TV foi implementado como uma medida para proteger a tripulação do flash de explosões nucleares. O tanque foi destinado a permitir-lhe flutuar, com a torre operando como estanque d'água e equipado com bombas de jato de água na traseira para permitir à propulsão. O projeto foi cancelado em abril de 1956.


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